Começando do começo.
Antes de tudo teremos que ter um BLOG para lucrar com blogs. Isso é evidente.
A internet oferece vários sites gratuitos para você se tornar blogueiro e começar a postar o conteúdo que você gosta; seja ele um conteúdo nerd, de moda, carros, games, photoshop e fotografia, vídeos, etc...
O importante é que as opções estão por aí, e antes de você começar a publicar, e até mesmo de criar o blog, você deve escolher um nicho.
1-
O que é nicho?
Nicho é o segmento, asusnto que você quer falar no seu blog, basicamente o tema do seu blog; ex: Eu quero montar um blog com assuntos de nerd. Meu nicho então é o segmento Geek, Nerd e afins.
Assim você já inicia bem organizado e sabendo qual vai ser o foco do seu blog ou negócio online, quais as pessoas que você vai buscar trazer até ele e qual o estilo daqueles que vão se interessar. Você não acha que um blog que fala sobre física quântica vai chamar a atenção de quem gosta de conteúdo de maquiagem, não é?
Eu cometei muitos erros dessa forma. Colocando tudo que vinha na minha cabeça em um único blog, virando aquela bagunça de conteúdo que nem eu conseguia entender depois. Então, antes de começar a postar e escrever, descubra do que você gosta de falar.
2-
Encontrar a plataforma que mais me adapto para montar o meu blog.
Plataformas existem várias por aí. Blogger, Wordpress, WebNode, Joomla, Google Sites, Wix e tantas outras internet afora. Vou deixar uma breve descrição da minha experiência com cada um deles e os links aqui embaixo para você poder conhecê-las melhor.
Blogger
O Blogger é a minha plataforma 'xodó'. A que eu mais gosto e uso. 100% free, os melhores servidores, pois todos os dados estão hospedados na sede do próprio Google em Mountain View. O template do Blogger está 100% liberado para edição e alteração, desde que você mantenha os direitos a ele. Eu recomendo muito usar o blogger pra quem quer aprender a trabalhar com códigos, brincar e tudo mais. Pois é só assim que a gente aprende, não é verdade?
A única desvantagem que acho no Blogger é a impossibilidade de conectar plugins. Tudo que você precisa tem que ter conhecimento do HTML. Mas relaxa, não é bicho de 7 cabeças. Outro contra é o domínio que fica muito extenso, mas não é exclusividade apenas do Blogger. Você pode comprar o domínios (ou url) do seu blog, para ele ficar com cara de site mesmo, em vários sites disponíveis pela internet. Farei uma postagem sobre isso mais pra frente.
Wordpress
Esse surgiu para desbancar o Blogger. Muitos sites famosos que começaram no Blogger migraram para o Wordpress pelas mesmas desvantagens que citei sobre o Blogger. Wordpress apresentou templates mais profissionais disponibilizados na própria plataforma com layouts responsivos que se adaptam em qualquer tela. E naquela época o Blogger não tinha isso. Wordpress também oferece a facilidade da instalação de plugins no template. Mas o Wordpress também tem seu porém. A maioria dessas funções só é liberada se você comprar um plano maior. O plano free limita você a pouquíssimas funções na plataforma. Além dos planos de upgrade da conta para desbloquear funcionalidades, você pode comprar o seu domínio pela própria plataforma.
Webnode
Essa plataforma não cheguei a usar, mas conheço pessoas que já usaram o Webnode e dizem que ela é muito boa para trabalhar. Por eu não conhecê-la tenho pouca informação para lhe passar, mas clique no link abaixo e verifique por você mesmo. Talvez você possa se adaptar melhor a ela.
Joomla
Outra plataforma que não cheguei a testar, mas sempre foi bem falada na web. Também disponibiliza vários templates fantásticos para você deixar o seu blog/site do jeito que você gosta. Aproveitando que já estou com o link aqui, irei fazer um teste nessa plataforma. Vamos lá?
Google Sites
Outra plataforma disponível do Google que dá pra fazer muita coisa bacana. Agora ela está em processo de transição para o Novo Google Sites. O Google sites é muito usado por organizações como: escolas, órgãos públicos, microempresas, pela facilidade de administração, edição e aplicação das próprias ferramentas do Google. Alguns blogueiros mais antigos, como eu, usam essa plataforma para hospedar arquivos.
Wix
O Wix é um criador de sites com a tecnologia do HTML 5, onde você tem um painel editor do site, várias opções de ferramentas muito utilitárias para inserir no mesmo, e a sua facilidade do famoso 'arrasta e solta' ajuda muito na edição. Pra quem quer um site bonito, fácil de editar e cheio de gadgets legais, o Wix é uma ótima escolha. Eu já usei essa ferramenta e gostei. Assino embaixo. Ela oferece planos de upgrade de conta e compra de domínio por ela mesmo.
Para não estender tanto essa publicação, farei uma parte dois continuando a explicação. Ok.
Descanse um pouco e beba muito líquido!
Até a próxima!
0 Comentários